sábado, 17 de julho de 2010

DINÂMICAS TERAPIA EM GRUPO PARA CASAIS

Antes de começar converse sobre sigilo e fofocas; peça aos integrantes que lembrem que assuntos discutidos no grupo não devem ser comentados fora da reunião.

Para esta dinâmica é preciso um certo grau de confiança entre os participantes do grupo. 

Pegue a folha e divida ao meio (deitada). Do lado esquerdo escreva: O que eu mais gosto nele(a). Do lado direito escreva: O que eu não gosto nele(a).
Peça aos casais que se separem para poderem escrever. Dê uns 10 a 15 minutos para finalizarem a tarefa. Peça que sejam o mais honestos possível, assegurando que não será revelado a identidade das pessoas. Peça que devolvam os papéis.
Faça a leitura dos pontos positivos e dos pontos negativos, sem revelar nomes. (leia quantos puder, de acordo com o tempo disponível). Procure misturar os comentários de diversos papéis para garantir o anonimato.
A reação dos casais é de riso e de constrangimento.Os elogios causam um bem-estar muito grande e os defeitos que são revelados produzem o início de uma mudança na relação do casal.

Você também pode pedir que pessoas se reúnam em pequenos grupos e discutam soluções para alguns dos problemas levantados, e os apresentem aos demais. Pode ser utilizado o texto de Efésios 4:22-32. Você também pode encerrar com cada pessoa fazendo um cartão de agradecimento e elogios para entregar a seu cônjuge, ou fazer uma oração conjunta de agradecimento pelas coisas boas.


Efeitos

Uma boa dinâmica para abordar os efeitos da separação entre os casais é a seguinte:
Voce entrega a cada um uma ou meia folha de oficio
Pede que passem cola nela depois grudem uma na outra.
Lê o texto biblico desejado ou como sugestão Marcos 10: 4-14
Ao final da leitura manda que o casal separe as folhas que colaram.
Vai ver como será impossivel que saiam inteiras
Então o monitor aborda as questões que uma separação conjugal provoca. se é para quem vai casar aborda o cuidado que devem ter para não ser preciso que essas marcas e destruição acabem com suas vidas.

2 comentários:

  1. Excelente, essa dinâmica, já apliquei em célula de casais e foi muito positivo o resultado.

    ResponderExcluir
  2. a dorei isso mostra a eficiencia de deus em nossas vidas.

    ResponderExcluir